Índice:
Bem vindo(a) à loja exclusiva dos Clientes OLX!.. Utilise o CPG-AutoFatura Online (direto, simples e seguro!.. Também passamos fatura.
Clique nos links à direita e já está!..
Para além da quantidade e tendo em conta a qualidade do equipamento, requalificação e componentes envolvidos, os preços também variam entre fornecedores e perante várias circunstãncias e oportunidades.
Primeiro escolha o tipo de caixa e a cor.
A caixa do protátil pode ser de plástico ou de metal, mas deve escolher uma caixa robusta, especialmente a tampa, porque ela não pode dobrar muito, sob pena de com a pressão danificar o display ou as ligações internas, através de cabos flex.
O que é mais importante?
Nos portáteis é muito importante a marca, o tipo e a geração do proecssador, em suma a capacidade de processar a informação, também é importante a memória ram e muito importante é o estado da bateria (os ciclos da bateria ou o seu estado actual quanto à durabilidade das horas de trabalho).
Sobre as caixas:
Ao contrário das caixas de alumínio a caixa de plástico demasiado fina na parte do ecrân dobra mais quando você pega nele a meio e segurando com alguma força para não escorregar. Neste caso está sempre a forçar os contactos dos cabos flex que ligam o ecrân à motherboard, já que ficam precisamente onde você pega. É frequente os portáteis de 15" com caixa de plástico fina e dobrável avariarem o ecrâ depois de poucos anos (aparecem riscos na vertical).
Sempre que você transporta o portátil na mão ou sem uma capa vai fazer riscos na tampa com uma caneta ou uma chave e bater com ele em algum lado, ou ele vai escorregar do banco do carro ou de uma cadeira.
Não coma ou beba junto ao portátil sem colocar uma capa de plástico porque vão cair migalhas que se infiltram nas teclas ou pode derramar liquido e danificar o teclado para sempre.
Nunca segure o portátil com os dedos no ecrân.
Um processador é o cérebro do computador e os processadores Intel® Core™ são os mais potentes. Eles têm múltiplos núcleos para maior potência e execução multitarefa mais fluida.
Existem 4 categorias principais: i3, i5, i7 e i9. Cada uma tem inúmeras opções de especificações, mas, a rigor, o i5 é superior ao i3 e assim por diante.
Os processadores i3 têm normalmente 2 e 4 núcleos e servem para tarefas básicas, o i5 tem mais velocidade e capacidade, normalmente de 4 e 6 núcleos sendo o intermédio e para trabalho mais pesado e jogos. O i7 é completo, pode ter 8 núcelos. O i9 é o topo da gama Intel, pode ter 24 núcleos e serve para estações de trabalho profissionais.
Todos os anos, os processadores Intel® Core™ são atualizados. As atualizações de 2023 são conhecidas como a 13ª geração, de 2015 são de 15ª geração e assim sucessivamente.
Não sabe qual é a geração do processador do seu PC? O número após o hífen no número de série deve dar uma pista – por exemplo, um Intel® Core™ i7-7820HQ é de 7ª geração.
Tecnicamente, todos os laptops têm placas gráficas (também chamadas de placas gráficas "discretas" e GPU), mas a maioria vem integrada à placa-mãe com o processador. Essa abordagem, conhecida como "placas gráficas integradas", é adequada para a maioria dos usuários. Você poderá assistir a filmes em HD e até jogar jogos casuais sem problemas. Se você é gamer ou edita vídeos com frequência, precisará de um laptop com uma placa gráfica dedicada — uma placa gráfica separada e muito mais potente. AMD e Nvidia fabricam a maioria das placas gráficas que você encontrará em laptops.
A maioria dos laptops com processadores Intel será equipada com uma placa de vídeo Nvidia da linha GeForce — geralmente uma das placas Max-Q, que é a versão mais eficiente em termos de energia e ideal para laptops das placas de desktop da Nvidia. Geralmente, elas são identificadas com o nome da placa e, em seguida, Max-Q: por exemplo, a GeForce RTX 2080 Max-Q. (Uma placa de nível 3000 ou 4000 será mais potente, mas pode ter uma duração de bateria menor.) As placas Max-Q são geralmente cerca de 15% a 25% menos potentes do que as versões para desktop, mas ainda são bastante potentes para jogos e edição de vídeo.
A linha de GPU da AMD é chamada Radeon e abrange desde as placas de vídeo topo de linha Vega e RX até as placas da série R que seguem o esquema de nomenclatura Ryzen, onde a Radeon R9 é mais rápida e mais potente que a série Radeon R7, que é mais potente que a série Radeon 5.
Os mini-pcas trabalham com as memórias ram dos portáteis, conhecidas como "soddim".
É aconselhável trabalhar com 8GB ou 16 GB RAM, no mínimo com 8GB, mas se puder escolher um mini-pc que aceite 32GB ou 64Gb tanto melhor, porque pode aumentar a ram mais tarde.
Não se esqueça que a memória ram é a memória com que está a trabalhar no momento, ou seja, guarda as informações temporáriamente enquanto o pc está em funcionamento.
Por outro lado, pode ser importante comprar um portátil com duas slots de memória ram e com 8GB ou 16GB que só ocupa uma delas, assim você pode mais tarde colocar outra ram na slot vazia.
O disco do sistema deve ser um SSD (Sata, M2 ou NVME) e, para quem não precisa de muitos programas, pode ser um SSD M2 de 128GB. Também pode optar por um de 256GB.
Não se esqueça que os discos SSD são 10x mais rápidos do que os HDD, atingem 500MB/s e os discos NVME são os mais rápidos que existem, chegam a 5.500BM/s, eles tornam o PC instantãneo.
Aconcelhamos a ter o disco do sistema operativo separado do disco dos trabalhos, porque em caso de erros ou avarias não vai perder nenhum trabalho.
O disco para os trabalhos?
É uma peça fundamental, o melhor e mais barato é um disco HDD de 500GB ou 1 TB ou até de 2TB ou mais, consoante a sua necessidade. Também pode escolher um dsico SSD Sata, mas não adianta muito, excepto o facto de ser mais leve.
O disco dos trabalhos deve ficar dentro do mini-pc, porque é a melhor solução. Os mini-pcs HP podem levar até 3 discos dentro.
O disco para arquivo?
É conveniente ter um disco de arquivo externo de backup, igual ao disco dos trabalhos, e actualizar ou copiar para ele os trabalhos de cada semana ou mês.
O melhor lugar para começar aqui é o tamanho da tela, já que isso determina o tamanho do laptop que você vai comprar. Laptops de 13 polegadas são pequenos e leves, mas a tela pode parecer apertada. Telas de 15 polegadas oferecem consideravelmente mais espaço, mas geralmente resultam em laptops mais pesados. Laptops de 14 polegadas são, sem dúvida, um bom tamanho de compromisso, embora você também deva considerar a proporção da tela. Por exemplo, uma tela de 13 polegadas com uma proporção de 16:9 é muito menor do que uma tela de 13 polegadas com uma proporção de 4:3. A maioria dos laptops usa 16:9, mas se você quiser 4:3, os laptops Surface da Microsoft usam esse layout, assim como os laptops Framework.
O próximo ponto a considerar são as capacidades da sua tela. Por exemplo, telas sensíveis ao toque aumentam o custo e, às vezes, consomem muita bateria, mas podem ser muito úteis se você quiser fazer esboços no seu laptop ou fazer anotações à mão.
Depois das considerações físicas, há mais duas coisas a considerar na tela do seu laptop: a nitidez e o brilho. O brilho é medido em nits e sugerimos que você opte por telas de pelo menos 300 nits, sendo 400 nits muito melhor.
A nitidez é o resultado da densidade de pixels. Isso significa que uma tela de 1080p em um laptop de 13 polegadas parecerá muito mais nítida do que uma tela de 1080p em um laptop de 15 polegadas. Sugerimos que você opte por telas Full HD (1080p) ou superiores. Telas OLED 4K deslumbrantes são ótimas, mas têm compensações significativas na duração da bateria. Às vezes, você pode ver telas de 2,7K, o que é um ótimo compromisso, especialmente em modelos de 13 e 14 polegadas. Elas são mais nítidas do que as telas HD, mas consomem menos energia do que as telas 4K. Dito isso, se a duração da bateria não for uma grande preocupação e você puder pagar por ela, as telas 4K são muito boas e mais agradáveis aos olhos.
CPG - AUTOFATURA
Uma compra segura é a chave para as vendas online de recondicionados e usados.
Por isso criámos este sistema de faturação directa online, para as compras sem IVA.
Se precisar de IVA para a contabilidade de uma empresa passamos a factura oficial.
O seu Comprovativo de Pagamento e Garantia
Emitido ao mesmo tempo online por quem vende e por quem compra, nos negócios de usados, é muito fácil, responsável e muito útil para ambas as partes evitarem confusões (repetições, erros e equívocos).
MAIS FÁCIL DO QUE SALTAR À CORDA!..